Sindicato

5 dúvidas mais frequentes de um corretor de imóveis

  • Publicado em Dicas para Corretor – Imóvel We

5 dúvidas mais frequentes de um corretor de imóveis

Se você é corretor de imóveis e tem algumas dúvidas sobre esse mercado, confira esse post e fique por dentro!

Assim como qualquer outra profissão, a carreira de corretor de imóveis exige bastante estudo, atualizações sobre o que está acontecendo no mercado, táticas e estratégias para adicionar ao seu modelo de vendas, capacitações para aprender a falar, lidar melhor com o cliente, melhorar suas vendas, entre outras diversas habilidades de trabalho.

Acontece que algumas dúvidas são comuns e acabam se tornando frequentes. Separamos aqui algumas delas para auxiliar na sua jornada como corretor de imóveis.

1 – Pronto, na planta, pré-lançamento… qual é a diferença?

Uma dúvida pertinente e bastante comum é referente aos tipos de imóveis para venda e quais são as diferenças entre eles. Os pré-lançamentos são imóveis que ainda não foram liberados oficialmente para divulgação e comercialização das unidades por não ter os documentos e registros necessários para isso. Já os imóveis na planta, tem maior rigidez na venda, por haver de fato uma documentação para selar o acordo de compra do imóvel. São unidades ainda em estágio de construção, que podem levar alguns anos até a sua entrega. Os imóveis prontos são unidades já construídas, documentadas e liberadas para venda para qualquer pessoa interessada. Podem ser novos ou usados.

2 – O que é um contrato de compra e venda?

O contrato de compra e venda é o principal documento que garante ao comprador o recebimento do imóvel após a formalização e pagamento. Nele devem conter todos os termos do compromisso selado entre as partes, trazendo segurança para ambos ao negociar uma propriedade. Deve constar as características do empreendimento, a forma de pagamento escolhida e preço praticado, além da incidência de juros e taxas quando aplicável, no caso de penalidades como atrasos, inadimplência, entre outras questões.

3 – Quais são as modalidades de financiamento oferecidas no mercado?

A grande maioria dos compradores de imóveis do Brasil financiam suas unidades. Os tipos de financiamento imobiliário utilizados no Brasil tem suas diferenças ditadas pelas taxas de juros praticadas por cada um, os recursos permitidos para pagamento e amortização da dívida (poupança e fundo de garantia) e índice de correção. São quatro tipos: Sistema Financeiro de Habitação (SFH), financiamento direto com a construtora responsável, carteira hipotecária e Sistema Financeiro Imobiliário.

4 – O que é a escritura definitiva do imóvel e porque registrá-la?

A escritura definitiva é o documento oficial, registrado e lavrado pelo tabelionato, que dá para o comprador total domínio sobre a propriedade. É uma peça fundamental após a compra do imóvel para garantir segurança e todos os direitos reservados pela lei. Este documento evita, principalmente, discussões judiciais sobre o imóvel.

5 – Que documentos o comprador do imóvel deve checar antes da compra?

Saber ao certo todas as respostas para orientar o seu cliente ajuda na hora de vender e torna ainda melhor sua negociação. Quando estiver em uma fase mais avançada, não deixe de conversar com o comprador sobre a documentação que pode ser verificada por ele antes de assinar o contrato. Junto à Prefeitura da cidade é possível que o cliente consulte o projeto aprovado e o alvará emitido para liberação da construção. Além desse tipo de consulta, é possível também ter acesso à certidão de matrícula do imóvel e um registro onde constam as regras condominiais que serão aplicadas após o lançamento da propriedade.

Pra saber tudo sobre o mercado imobiliário, continue acessando e aproveite o nosso conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*